No mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, a CHECKUP DOS OLHOS, clínica oftalmológica em São Paulo, deixa o alerta sobre a importância das mulheres se prevenirem. Isto porque segundo uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças oculares atingem mais mulheres que homens.
Prova disso é que a cada três pessoas cegas no mundo, duas são mulheres, o que poderia ser reversível caso houvesse a prevenção.
Por quê as doenças oculares atingem mais mulheres que homens?
O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), destaca que dentre os principais problemas oculares encontrados nas mulheres estão:
- A Síndrome do Olho Seco.
- A Degeneração macular relacionada à idade.
- Retinopatia Diabética.
- Glaucoma
- Catarata
Apesar de alguns destes problemas também serem comuns em homens, é nas mulheres a sua maior frequência, e isto ocorre basicamente por dois motivos:
Primeiro, porque em média, as mulheres vivem mais que os homens.
Segundo, por causa das mudanças hormonais que ocorrem no organismo das mulheres ao longo de suas vidas, trazendo transformações para o seu corpo, como por exemplo a gravidez e a menopausa, onde há o risco de se desenvolver uma doença ocular.
Doenças oculares relacionadas à gravidez
Várias são as mudanças que ocorrem no corpo da mulher durante a gravidez, inclusive na visão.
É comum neste período a mulher perceber a visão embaçada e o olho seco, condições que tendem a desaparecer após o nascimento do bebê.
No entanto é importante que a mulher esteja atenta às modificações do seu corpo e sempre informá-las ao seu médico.
Doenças oculares relacionadas à menopausa
Como na gravidez, a menopausa surge trazendo várias mudanças e incômodos para o corpo, inclusive para os olhos.
É comum nesta fase a mulher perceber a síndrome do olho seco, sensibilidade à luz e coceira nos olhos.
É aqui também que devem dobrar à atenção para o aparecimento da catarata, que surge por uma alteração nas células do cristalino a lente natural do olho formada por camadas. Uma destas camadas tem receptores do estrogênio (hormônio feminino) e ao receberem esse hormônio as células oculares inibem a produção da proteína que causa a doença.
Importante saber que no estágio inicial, a doença pode causar uma perda discreta da qualidade visual, alterando a princípio a visão das cores, que se apresentam mais desbotadas.
Outro sintoma comum é a diminuição da acuidade visual noturna e um certo ofuscamento na presença de focos intensos de luz, como faróis de automóveis.
Mas conforme avança, a catarata deixa a visão progressivamente mais turva e embaçada, prejudicando as atividades cotidianas, como a leitura ou assistir televisão, por exemplo.
Lembrando ainda que muitas doenças são silenciosas, por isso a melhor arma contra elas é a prevenção!
Portanto mulheres fica aqui o nosso alerta: cuidem-se! Desejamos a todas um excelente dia!
Checkup dos Olhos clínica oftalmológica em São Paulo
Agora que você já viu como é importante se cuidar, venha falar com a gente.
Aqui na Checkup dos Olhos, podem ser recomendados até 20 exames antes de fechar o seu diagnóstico.
E o melhor: todos realizados no mesmo local e o resultado fica pronto em até 30 dias. Mais compreensão e facilidade para a sua vida!
Gostou, quer mais informações?
Quer saber mais? Acesse o whatssapp ou clique aqui e fale com a gente.
Checkup dos Olhos sua clínica oftalmológica em São Paulo